A Instrução Normativa Nº 012 / 2025 (DISPONÍVEL AQUI) dispõe sobre os procedimentos para inscrição de estudantes da UFBA em nível diferente do seu, nos termos do Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (REGPG).
A solicitação de inscrição deve ser feita pelo(a) estudante, por meio de formulário específico fornecido pela Superintendência de Administração Acadêmica (DISPONÍVEL AQUI) acompanhando de cópia de documento de identificação com foto.
A solicitação de inscrição em componente curricular da Pós-Graduação deverá ser apresentada pelo(a) estudante à Coordenação do Colegiado de Curso de Graduação ao qual está vinculado(a), mediante requerimento formal, instruído com justificativa acadêmica, no período previsto em calendário acadêmico vigente.
-A tramitação do pedido de inscrição seguirá as seguintes etapas:
I – Manifestação favorável da Coordenação do Colegiado de Curso de Graduação;
II – Encaminhamento da solicitação ao Departamento ou Coordenação Acadêmica responsável pela oferta do componente curricular;
III – Anuência do(a) docente responsável pelo componente curricular, ou Coordenação Acadêmica, ou do Departamento ao qual está vinculado, sendo condicionada à existência de vaga e ao atendimento dos critérios definidos pela unidade ofertante;
IV – Encaminhamento dos requerimentos aprovados à Secretaria do Programa de PósGraduação responsável, para registro no sistema acadêmico, através do SIPAC, com o Assunto: 134.22 - INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS. MATRÍCULA SEMESTRAL EM DISCIPLINAS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, Assunto Detalhado: Matrícula Internível.
* O Pedido deve ser feito ao colegiado do Curso de Graduação com, no mínimo, 60 dias de antecedência do fim dos 25% do semestre letivo vigente (ACESSE OS CALENDÁRIOS ACADÊMICOS AQUI).