O Mestrado em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em outubro 2018 e, em 13 de novembro seguinte, houve a instalação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS). Em 21 de dezembro do mesmo ano, o Edital nº. 01/2018 do PPGSS foi publicado dando início, então, ao primeiro processo seletivo para o mestrado, permitindo assim que o curso tivesse início ainda no primeiro semestre letivo de 2019.
Considerando a diversidade de condições que possibilitaram sua criação e a multiplicidade de atrizes/atores individuais e coletivos que participaram dessa construção, sobre a história do Mestrado em Serviço Social na UFBA, destacamos a seguir dois movimentos que se entrelaçam. O primeiro refere-se às iniciativas que permitiram o surgimento, em 2008, e a consolidação, em 2016 com o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), do curso de graduação em Serviço Social nesta universidade, e o segundo, desenvolvido mais propriamente a partir de 2013, quando o número de docentes foi ampliado e foram fortalecidas as articulações que conformaram propriamente o processo que permitiu a implantação do curso de mestrado.
A proposta de criação do curso de graduação em Serviço Social foi aprovada em agosto de 2008 e a turma inaugural ingressou no primeiro semestre de 2009. Destacamos, inicialmente, que o Projeto Pedagógico do curso de graduação foi criado em consonância com as Diretrizes Curriculares defendidas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), tendo como o eixo da formação profissional a questão social e a categoria trabalho como eixo transversal. Cada etapa da implantação do curso foi objeto de reflexão do corpo docente e dos discentes, também com a participação de representantes do CRESS/BA, profissionais convidadas(os) e professoras(es) consultoras(es) que estiveram presentes em vários eventos destinados à discussão do Projeto Pedagógico e, especialmente, à introdução da transversalidade das questões étnico-raciais e de gênero na formação. Esta iniciativa, inovadora e atenta à realidade brasileira e, notadamente, à população baiana, constitui nos termos apresentados no projeto pedagógico do curso de mestrado, um dos elos principais da organicidade com o curso de graduação.
O reconhecimento do curso de graduação em Serviço Social pelo MEC ocorreu a partir da visita in loco da Comissão de Avaliação no período de 24 e 25 de abril de 2016, que contou com uma agenda intensa de trabalho e envolveu a participação de discentes e de docentes e, dentre estes em especial, dos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. Após a visita, a Comissão enviou um relatório com as recomendações ao curso e em seguida foi divulgada a nota de reconhecimento do curso (nota cinco) e, em 09 de setembro de 2016, foi publicada a Portaria do MEC n. 465 de reconhecimento do curso. Faz-se importante destacar que o alcance da nota máxima na avaliação do MEC constituiu-se em um estímulo significativo para que, em 2017, fosse elaborada a proposição do mestrado.
Destacam-se, também, as articulações entre as(os) docentes e o respectivo conjunto de projetos e de atividades que estabeleceram os focos temáticos e disciplinares expressos, posteriormente, na área de concentração do mestrado intitulada Serviço Social, Trabalho e Diversidade Humana que, por sua vez, se organiza com base nas duas Linhas de pesquisa: 01 Questão Social e Diversidade Humana e 02 - Teoria Social, Trabalho e Serviço Social. Tais eixos enfatizam o debate sobre o Serviço Social e as configurações sócio-históricas da questão social no Brasil situando suas expressões como determinação de raça e do gênero/sexo, nas condições objetivas e subjetivas da classe trabalhadora e sua dinâmica no capitalismo contemporâneo.
Deste modo, a análise da questão social, das desigualdades sociais, do trabalho e das políticas de proteção social no Brasil são analisadas à luz da dinâmica do capitalismo dependente em nível global, suas particularidades nacionais e regionais, e suas estruturas relacionais e de poder plasmadas na dominação e na opressão patriarcal, racista e sis-heteronormativa instituídas/instituintes do projeto de Modernidade.
Nesses termos, a proposta de criação de um mestrado em Serviço Social na Universidade Federal da Bahia – elaborada em consonância com os critérios da área, tanto estabelecidos no Documento de Área pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, como pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social no documento Contribuições da ABEPSS para o fortalecimento dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil (2015) – atendeu e reafirmou os propósitos centrais do Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI da UFBA: a excelência acadêmica e o compromisso social. E consistiu em uma proposta relevante para o avanço no desenvolvimento da pesquisa e formação profissional, especialmente, de docentes para a área do Serviço Social com impactos regional e microrregional, especificamente na região Bahia. Nesse sentido, tal iniciativa responde aos objetivos de expansão e qualificação da pós-graduação Stricto Sensu na instituição buscando fomentar a produção e socialização do conhecimento produzido na área.
A missão do PPGSS é formar docentes, pesquisadores (as) e profissionais com competência teórico-crítica, ético-política e técnico-propositiva e comprometidos com a emancipação na perspectiva da diversidade humana; Produzir e difundir o conhecimento na área do Serviço Social, promovendo o diálogo interdisciplinar, com o foco em investigações sobre o trabalho, a questão social, a diversidade humana e a teoria social.
Os objetivos do PPGSS são: 1. Promover a formação científica e o aperfeiçoamento da qualificação profissional de docentes e pesquisadores na área de Serviço Social e áreas afins; 2. Responder às necessidades específicas dos profissionais de Serviço Social e áreas afins do estado da Bahia e da região Nordeste; 3. Qualificar profissionais do Serviço Social e áreas afins para o exercício da docência no ensino superior; 4. Desenvolver a competência teórica, investigativa e técnica, favorecendo a dimensão interventiva dos profissionais do Serviço Social, com vistas ao enfrentamento das expressões da questão social na atualidade.
Neste sentido, a(o) egressa(o) do PPGSS deverá ser capaz de realizar intervenções nos processos de formulação, implementação, execução e avaliação de projetos de trabalho profissional, bem como, de ser qualificados para a docência no ensino superior no Serviço Social e em áreas afins e competentes teórica e tecnicamente para a realização de pesquisas científicas.
A composição do primeiro corpo docente do Programa contou com 11 docentes, sendo 09 docentes permanentes e 02 colaboradores. Em outubro de 2021 houve o credenciamento da professora Ana Claudia Caldas Mendonça Semedo e o PPGSS passou a ter 12 docentes, sendo 10 docentes permanentes (83%), e destes, 08 (80%) com formação em Serviço Social, os outros dois docentes permanentes com graduação em Ciências Sociais e Ciências Econômicas.
Em 2022, o corpo docente do PPGSS passou a ter 14 docentes, sendo 10 permanentes (71%), do total de 10 docentes permanentes, 08 docentes com formação em Serviço Social (80%) e os demais com formação em Ciências Sociais e Ciências Econômicas. Neste ano, tivemos o credenciamento de 01 professora permanente e 01 professora colaboradora. Além do recredenciamento de 01 professora permanente para colaboradora.
Em 2023 o corpo docente aumentou para 17 docentes, destes, 13 docentes permanentes (76%), sendo 10 docentes com formação em Serviço Social (77%) e os demais têm formação em Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Educação Física. Neste ano, tivemos o credenciamento de 03 professoras permanentes. Além de dois recredenciamentos, 01 passou de permanente para colaboradora e 01 de colaboradora para permanente. Neste ano, contamos com a colaboração de 01 professor visitante.
Em 2024, o corpo docente passou a contar 18 docentes, destes 14 docentes permanentes (78%), do total de docentes permanentes 71% com formação em Serviço Social (77%) e os demais têm formação em Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Educação Física e Direito. Neste ano houve o credenciamento de 01 professora permanente. Também neste ano houve a renovação do contrato de 01 docente e o ingresso de 01 docente na categoria de docente visitante.
Desde a criação do mestrado de 2019 a 2024 ingressaram um total de 91 discentes, destes 31 concluíram o curso até dezembro de 2024, 02 discentes desistiram do curso, 02 discentes tiveram a matrícula cancelada por não se matricularem no curso por dois semestres, 1 aluna encontra-se em trancamento por motivo de saúde e 38 discentes estão em dilatação de prazo. A retenção no curso é mais acentuada por ingressantes nos anos de 2020, 2021 e 2022. Acredita-se que isso ocorreu em decorrência dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 que causaram impactos de diversas formas na vida destes/as discentes. A coordenação do colegiado do PPGSS está fazendo um acompanhamento com este grupo de discentes retidos no sentido de no final do semestre 2025.1 todos já tenham realizado a defesa da dissertação, prazo definido pelo colegiado do Programa como prazo limite para a defesa destes discentes.
Mesmo com todos os impactos da pandemia da Covid-19, em dezembro de 2021 ocorreu a primeira defesa de dissertação do PPGSS. No quadriênio foram defendidas 31 dissertações, sendo duas no ano de 2021, seis no ano de 2022, nove no ano de 2023 e 14 no ano de 2024.
Ao longo da história recente do PPGSS, vem estabelecido parceria com outros programas de pós-graduação de outras áreas da UFBA para a oferta compartilhada de componentes curriculares, a exemplo, do PPGNEIM, do PPGCS, PPGE, PPG-AU, bem como articulação com programas de pós-graduação em Serviço Social de outras instituições brasileiras e estrangeiras.