O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia e Serviço Social (CEP-IPSS) da UFBA teve sua aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em dezembro de 2014 e iniciou efetivamente suas atividades a partir de junho de 2015, funcionando na sala 3 (três) do Programa de Pós-graduação em Psicologia.
O CEP-IPSS é um órgão colegiado, que tem por finalidade defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e legalmente preconizados, baseados nos princípios de autonomia, beneficência, não maleficência, justiça e equidade, de acordo com as definições contidas na Resolução n. 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Este Comitê é constituído por 9 (nove) membros titulares e 5 (cinco) suplentes, com a seguinte composição: dois representantes docentes e respectivos suplentes do curso de Psicologia e de Serviço Social, indicados pelos seus respectivos colegiados;