CHAMADA PÚBLICA PARA ARTIGOS EM E-BOOK

CHAMADA PÚBLICA PARA ARTIGOS EM E-BOOK

Editora da Universidade Federal da Bahia-EDUFBA

 

Tema: Questão social e Serviço Social: particularidades e tendências atuais

 

Ementa:

O debate da questão social no Serviço Social, seus fundamentos e tendências teóricointerpretativas. A questão social na formação social brasileira e seus elementos históricos e estruturais. O processo histórico que particularizou no Brasil a forma como o país se vinculou à divisão internacional do trabalho, a consolidação do Estado e sua relação com as classes sociais. Os fios que conectam a luta de classes na formação social latinobrasileira e sua concretude no enfrentamento à hegemonia do capital. As mediações teórico-práticas para desvelar o conjunto de relações sociais na cena contemporânea na explicitação de desigualdades sociais e raciais. O lugar da questão racial no debate da questão social no Brasil, os acúmulos e prospecções.

A proposta da coletânea é reunir trabalhos de assistentes sociais e profissionais de outras áreas afins, que possam contribuir com a reflexão sobre a questão social na atualidade, considerando sua particularidade histórica, na especificidade de um capitalismo dependente latino-americano e sua vinculação medular com o Serviço Social.

O debate da questão social vem se adensando nos estudos do Grupo de Pesquisa denominado Questão Social, Serviço Social e Políticas Sociais, tomando a questão social como um campo de investigação, buscando reconhecer os elementos estruturais, históricos e políticos, no entendimento de que, na atual conjuntura adensam-se novas determinações da acumulação capitalista, especialmente na sociedade brasileira, no acirramento da luta de classes, face as expressões de desigualdades sociais, raciais, culturais que se expõem como fraturas expostas na sociedade historicamente marcada por valores elitistas, patrimonialistas, colonialistas, patriarcais e racializados.

Para a profissão, a questão social como seu objeto de trabalho e estudo não pode ser tomada como fenômeno apenas em seus aspectos conceituais, mas como expressão da realidade social, por isto, torna-se obrigatório atualizar polêmicas, interpretações e novas dimensões, mapeando: a questão social e serviço social; questão social e a formação social brasileira, identificando elementos estruturais advindos do escravismo; elementos conjunturais na relação entre classes, raça-etnia, movimentos sociais e Estado. Nesta publicação busca-se ampliar as alianças teórico-políticas na perspectiva crítica, que nos compromete com as lutas anticapitalistas e antirracistas, contra todas as formas de opressão e preconceitos.

 

DATA LIMITE PARA ENVIO DE ARTIGOS: 30 de abril de 2024

 

Enviar para: gessquestaosocial@gmail.com

 

Para mais informações sobre as normas de publicação, segue o link abaixo:

https://ppgss.ufba.br/sites/ppgss.ufba.br/files/chamada_publicacao_edufba_2024.pdf

Imagem: