Orientações para defesas
1. O(A) aluno(a) está apto(a) a realizar a defesa quando:
- Cumpriu e foi aprovado(a) em todos os componentes e atividades curriculares;
- Concluiu a redação do trabalho final, tendo a anuência do(a) orientador(a) para solicitar a defesa e fazer os encaminhamentos devidos;
2. A solicitação de composição de bancas de defesa de dissertação será apreciada pelo colegiado do PPGSS mediante o envio dos seguintes documentos, para o e-mail ppgss@ufba.br, com 30 dias de antecedência em relação à data escolhida para a defesa:
- Carta de solicitação de defesa (modelo aqui);
- Formulário de indicação de banca (disponível aqui) corretamente preenchido e assinado (orientações para a composição de bancas constam no regimento interno do Programa);
- Cópia, em PDF, da dissertação.
Obs: As solicitações de composição de banca de defesa são apreciadas nas reuniões ordinárias do Colegiado, que acontece na primeira segunda-feira de cada mês.
Notas: O(A) aluno(a) deve verificar a disponibilidade dos membros da banca na data proposta para a defesa, e é o(a) responsável pelo envio da cópia do trabalho a todos os membros. A cópia digital da versão final da dissertação para inserção na página do PPGSS poderá ser substituída por uma versão revisada no prazo de 15 dias após a defesa ou conforme prazo estabelecido pela banca.
3. A banca no portal SIGAA é cadastrada pela secretaria, após aprovação pelo colegiado e após o envio da documenação completa descrita no item (2); É permitido também que o docente cadastre a banca de defesa, que, uma vez aprovada em reunião do colegiado, é validada pela coordenação no sistema e divulgada no portal.
Saiba mais: Formato de realização das bancas de defesa
Solicitação de diploma
A homologação da defesa e solicitação da expedição de diploma será apreciada pelo colegiado mediante envio dos seguintes documentos para o e-mail ppgss@ufba.br:
- Documento de Solicitação de emissão de diploma do (a) aluno (a) (modelo aqui).
- Captura da página do Repositório Institucional (RI) da UFBA atestando a submissão da dissertação.
- Cópia, em PDF, da versão final do trabalho.
Obs: As solicitações de diploma são apreciadas nas reuniões ordinárias do Colegiado, que acontece na primeira segunda-feira de cada mês.
O Programa adota as diretrizes para apresentação de dissertações e teses do Manual de Estilo Acadêmico da UFBA (consultar aqui)
A sequência de procedimentos anteriores à homologação pelo colegiado é a seguinte:
- Solicitação da ficha catalográfica à Biblioteca Isaías Alves, através do e-mail buffch@ufba.br. As informações a serem enviadas são: folha de rosto; resumo e palavras-chave em português e inglês; sumário. (ALUNO).
- Submissão do trabalho em PDF no SIGAA (Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter teses/dissertações). (ALUNO).
- Aprovação da versão final, pelo orientador, no SIGAA, e recebimento pela coordenação.
- Submissão dos seguintes documentos, no SIGAA: RG, CPF e diploma de graduação. (ALUNO).
- Submissão da versão final do trabalho, em PDF, no Repositório Institucional da UFBA (vide informações e tutoriais disponíveis na página inicial do portal). (ALUNO).
Após a homologação em reunião do colegiado, a Secretaria do PPGSS providenciará o processo de solicitação de diploma e o seu encaminhamento para a Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis (CARE, antiga SGC). O/a aluno/a receberá, por e-mail, notificações do sistema SIPAC sobre o processo. Ao verificar o arquivamento do processo, o aluno deve aguardar o prazo de 60 dias para a retirada do documento no NEDIC - SUPAC, atento ao horário de funcionamento que consta no site da unidade.