CHAMADA DE CAPÍTULOS PARA A COLETÂNEA PPGSS
NOSSOS TEXTOS EM DEBATE: Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais
A proposta da coletânea é reunir a produção conjunta de professores e estudantes do PPGSS, que resulte de pesquisas na temática Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais. Considerando-se as profundas mudanças ocorridas na formação social brasileira sob a direção neoliberal da economia, pretende-se reunir interpretações e encaminhamentos propostos pelo serviço social acerca do impacto das políticas neoliberais na vida da classe trabalhadora brasileira.
Poderão encaminhar artigos egressas/os, discentes e docentes de Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, da UFBA. Considerando-se a avaliação dos programas, é fundamental que as produções sejam realizadas na forma de co-autoria, seja entre orientadores e orientandos, seja entre membros de um ou mais grupos de pesquisa, seja docentes integrantes das bancas de defesas.
Com esta iniciativa, em parceria já firmada com a EDUFBA, o PPGSS visa lançar a série “Nossos Textos em Debate”, produzindo-se um canal próprio para divulgação e debate das temáticas que estão movendo os intelectuais que fazem o serviço social na UFBA, em relação com intelectuais do Brasil, América Latina e África.
Serão selecionados 15 artigos, sendo duas contribuições internacionais a convite da comissão organizadora da Coletânea, segundo indicações do colegiado do PPGSS. Os artigos devem ser enviados para o e-mail: nossostextos.ppgss@ufba.br até dia 15.05.25. Pedimos a conformação de participação com o envio, até 30.03.2025, de um resumo com a previsão aproximada de título, a autoria e as linhas gerais do que será abordado no artigo. Seguem abaixo as normas EDUFBA:
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:
- Formato A4, uma face, Times New Roman, fonte 12, entrelinha 1,5. Mínimo de 10 e máximo de 15 páginas.
- O pé de página deve ser utilizado preferentemente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, mas não para referências bibliográficas (a não ser que o autor opte pelo sistema numérico de citação).
- Sistema de citação recomendado: autor-data (NBR 10520/2002).
- Citações literais: além da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(s) de onde foram retiradas; evitar que sejam numerosas e extensas.
- Citações traduzidas de língua estrangeira devem ser seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses; caso a citação seja em língua estrangeira, sua tradução deve vir no pé da página, com igual identificação entre parênteses.
- As referências bibliográficas devem seguir a NBR 6023/2002.
- Numeração progressiva recomendada, quando for imprescindível o seu uso: adotar até a seção terciária (ex.: 1.1.1).
- Uso de itálico: a) títulos de livros, revistas, jornais, artigos, crônicas, filmes, obras de arte etc., bastando usar em maiúscula a primeira palavra (ex.: Gabriela cravo e canela; A casa das sete mulheres); b) palavras ou expressões estrangeiras (goal, american way of life). Exceção: expressões latinas usadas no texto, segundo autorizam as normas da ABNT (ex.: et al., apud e sic), que devem figurar em redondo. Obs.: Não usar o itálico para nomes de entidades (Library of Congress), empresas (Edizione Scientifiche Italiane), países (United Kingdom), pessoas (Claude Lévi-Strauss), eventos (Symposium of Oftalmology), sites (Google).
- Para outras informações direcionadas a autores, consultar o site da editora: edufba@ufba.br
- Uso de aspas: preferentemente, apenas para as citações curtas (até três linhas) no corpo do texto, embora possam ser aplicadas em caso de neologismos ou de palavras e expressões que mereçam destaque ou que estejam fora do sentido usual (neste caso, usá-las com parcimônia).
- Uso de negrito: este recurso deve ser evitado no texto.
- Desenhos: apresentar artes finalizadas, caso contrário, será feito orçamento.
- Fotos, gráficos, gravuras e desenhos: enviar em arquivo no programa original (ex.: jpg, tiff, excel), com resolução de 300 dpi; incluir numeração e legenda; indicar o local de inserção no texto; anexar a autorização de veiculação assinada pelo autor. Em caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização do uso de imagem (solicite os formulários específicos).
- Antes de dar entrada na solicitação de publicação, o autor deve proceder à revisão dos originais.
- TEXTOS EM OUTROS IDIOMAS: os (as) autoras (es) podem adequar seus textos às normas da Editora, mas serão aceitos também textos normatizados segundo as regras vigentes nos países de onde se originam. Nesse último caso, os textos devem ser encaminhados com uma declaração de um revisor (preferencialmente profissional) se responsabilizando pela qualidade da aplicação de normas gramaticais e ortográficas do idioma.
- O artigo não deve ser identificado. Acrescentar uma folha em separado com os seguintes dados: nome completo, nacionalidade, profissão, data de nascimento, UF, RG com órgão emissor e local da emissão, CPF, endereço completo com CEP, telefone, e-mail e currículo resumido em 10 linhas
