Chamada Para Envio Capítulos Para a Coletânea I - PPGSS

 

NOSSOS TEXTOS EM DEBATE: SERVIÇO SOCIAL, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE  

 

Esta coletânea procura reunir estudos sobre o serviço social e sua contribuição na análise de relações sociais na cena contemporânea, em especial, resultado de pesquisas que tratam sobre direitos humanos e o respeito às diversidades. Queremos apresentar descrições e análises atuais produzidas por cientistas sociais sobre as interseccionalidades entre raça, gênero, sexualidades e a persistência de um projeto colonial de morte e exclusão de pessoas LGBTQI+, negras e indígenas. O livro busca apresentar um panorama de realidades latino-americanas e o debate atual sobre o encontro entre desigualdades sociais e exclusões pautadas na diferença de gênero, sexual, racial e étnica. Ao explicitar denúncias de injustiças e inequidades, esta coletânea tem por objetivo promover a educação para a defesa dos direitos humanos, e buscar alternativas com a finalidade de promover justiça social. Queremos reunir resultados de pesquisa científicas na área de atuação do serviço social, e contribuir para o desenvolvimento das áreas essenciais deste campo: trabalho profissional, políticas públicas e política social.

 

Será a oportunidade de publicação de artigos de egressas/os, discentes e docentes de Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, da UFBA, que resultem de dissertações defendidas entre os anos 2021 a 2025, em co-autoria com orientadoras/es ou docentes integrantes de suas bancas de defesas, ou ainda, de trabalhos acadêmicos com recomendação de publicação, chancelados pelo PPG ou por Grupos de pesquisa vinculados ao PPG. Sendo uma publicação do PPGSS-UFBA, tem a preocupação de incorporar as inovações temáticas que se relacionem com os conteúdos atinentes à área de concentração Serviço Social, Trabalho e Diversidade Humana.

O título “Nossos Textos em Debate” expressa a intenção de criarmos um canal próprio para publicações de artigos produzidos no âmbito do Programa e de seus congêneres, que comunguem com o pensamento crítico e com a busca de conhecimentos que respondam às demandas da profissão na atualidade. Temos com a EDUFBA a parceria para esta iniciativa.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

 

  • Formato A4, uma face, Times New Roman, fonte 12, entrelinha 1,5. Mínimo de 10 e máximo de 15 páginas.
  • O pé de página deve ser utilizado preferentemente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, mas não para referências bibliográficas (a não ser que o autor opte pelo sistema numérico de citação).
  • Sistema de citação recomendado: autor-data (NBR 10520/2002).
  • Citações literais: além da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(s) de onde foram retiradas; evitar que sejam numerosas e extensas.
  • Citações traduzidas de língua estrangeira devem ser seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses; caso a citação seja em língua estrangeira, sua tradução deve vir no pé da página, com igual identificação entre parênteses.
  • As referências bibliográficas devem seguir a NBR 6023/2002.
  • Numeração progressiva recomendada, quando for imprescindível o seu uso: adotar até a seção terciária (ex.: 1.1.1).
  • Uso de itálico: a) títulos de livros, revistas, jornais, artigos, crônicas, filmes, obras de arte etc., bastando usar em maiúscula a primeira palavra (ex.: Gabriela cravo e canela; A casa das sete mulheres); b) palavras ou expressões estrangeiras (goal, american way of life). Exceção: expressões latinas usadas no texto, segundo autorizam as normas da ABNT (ex.: et al., apud e sic), que devem figurar em redondo. Obs.: Não usar o itálico para nomes de entidades (Library of Congress), empresas (Edizione Scientifiche Italiane), países (United Kingdom), pessoas (Claude Lévi-Strauss), eventos (Symposium of Oftalmology), sites (Google).
  • Para outras informações direcionadas a autores, consultar o site da editora: edufba@ufba.br
  • Os artigos devem ser enviados para o e-mail: nossostextos.ppgss@ufba.br indicando no assunto: Coletânea I, até dia 30.04.25

 

Comissão Editorial

 

  • Uso de aspas: preferentemente, apenas para as citações curtas (até três linhas) no corpo do texto, embora possam ser aplicadas em caso de neologismos ou de palavras e expressões que mereçam destaque ou que estejam fora do sentido usual (neste caso, usá-las com parcimônia).
  • Uso de negrito: este recurso deve ser evitado no texto.
  • Desenhos: apresentar artes finalizadas, caso contrário, será feito orçamento.
  • Fotos, gráficos, gravuras e desenhos: enviar em arquivo no programa original (ex.: jpg, tiff, excel), com resolução de 300 dpi; incluir numeração e legenda; indicar o local de inserção no texto; anexar a autorização de veiculação assinada pelo autor. Em caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização do uso de imagem (solicite os formulários específicos).
  • Antes de dar entrada na solicitação de publicação, o autor deve proceder à revisão dos originais.
  • TEXTOS EM OUTROS IDIOMAS: os (as) autoras (es) podem adequar seus textos às normas da Editora, mas serão aceitos também textos normatizados segundo as regras vigentes nos países de onde se originam. Nesse último caso, os textos devem ser encaminhados com uma declaração de um revisor (preferencialmente profissional) se responsabilizando pela qualidade da aplicação de normas gramaticais e ortográficas do idioma.
  • O artigo não deve ser identificado. Acrescentar uma folha em separado com os seguintes dados: nome completo, nacionalidade, profissão, data de nascimento, UF, RG com órgão emissor e local da emissão, CPF, endereço completo com CEP, telefone, e-mail e currículo resumido em 10 linhas

 

 

Imagem: