Orientação para Defesas e Diplomas

Orientações para defesas

1. O(A) aluno(a) está apto(a) a realizar a defesa quando:

• Cumpriu e foi aprovado(a) em todos os componentes e atividades curriculares;
  • Concluiu a redação do trabalho final, tendo a anuência do(a) orientador(a) para solicitar a defesa e fazer os encaminhamentos devidos;

2. A solicitação de composição de bancas de defesa de dissertação será apreciada pelo colegiado do PPGSS mediante o envio dos seguintes documentos, para o e-mail ppgss@ufba.br, com 30 dias de antecedência em relação à data escolhida para a defesa:

• Carta de solicitação de defesa (modelo aqui);
  • Formulário de indicação de banca (disponível aqui) corretamente preenchido e assinado (orientações para a composição de bancas constam no regimento interno do Programa);
  • Cópia, em PDF, da dissertação.

Obs: As solicitações de composição de banca de defesa são apreciadas nas reuniões ordinárias do Colegiado, que acontece na primeira segunda-feira de cada mês.

Notas: O(A) aluno(a) deve verificar a disponibilidade dos membros da banca na data proposta para a defesa, e é o(a) responsável pelo envio da cópia do trabalho a todos os membros. A cópia digital da versão final da dissertação para inserção na página do PPGSS poderá ser substituída por uma versão revisada no prazo de 15 dias após a defesa ou conforme prazo estabelecido pela banca.

3. O(A) orientador(a) deve cadastrar a banca no portal SIGAA; uma vez aprovada em reunião do colegiado, a banca é validada pela coordenação no sistema e divulgada no portal.

Saiba mais: Formato de realização das bancas de defesa

Solicitação de diploma

A homologação da defesa e solicitação da expedição de diploma será apreciada pelo colegiado mediante envio dos seguintes documentos para o e-mail ppgss@ufba.br:

1. Documento de Solicitação de emissão de diploma do (a) aluno (a) (modelo aqui).
  2. Captura da página do Repositório Institucional (RI) da UFBA atestando a submissão da dissertação.
  3. Cópia, em PDF, da versão final do trabalho.

Obs: As solicitações de diploma são apreciadas nas reuniões ordinárias do Colegiado, que acontece na primeira segunda-feira de cada mês.

O Programa adota as diretrizes para apresentação de dissertações e teses do Manual de Estilo Acadêmico da UFBA (consultar aqui)

A sequência de procedimentos anteriores à homologação pelo colegiado é a seguinte:

1. Solicitação da ficha catalográfica à Biblioteca Isaías Alves, através do e-mail buffch@ufba.br. As informações a serem enviadas são: folha de rosto; resumo e palavras-chave em português e inglês; sumário. (ALUNO).
  2. Submissão do trabalho em PDF no SIGAA (Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter teses/dissertações). (ALUNO).
  3. Aprovação da versão final, pelo orientador, no SIGAA, e recebimento pela coordenação.
  4. Submissão dos seguintes documentos, no SIGAA: RG, CPF e diploma de graduação. (ALUNO).
  5. Submissão da versão final do trabalho, em PDF, no Repositório Institucional da UFBA (vide informações e tutoriais disponíveis na página inicial do portal). (ALUNO).

Após a homologação em reunião do colegiado, a Secretaria do PPGSS providenciará o processo de solicitação de diploma e o seu encaminhamento para a Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis (CARE, antiga SGC). O/a aluno/a receberá, por e-mail, notificações do sistema SIPAC sobre o processo. Ao verificar o arquivamento do processo, o aluno deve aguardar o prazo de 60 dias para a retirada do documento no NEDIC - SUPAC, atento ao horário de funcionamento que consta no site da unidade.

Português, Brasil